Meio de Site




CONHEÇA O SISTEMA SUPLETIVO

Os Exames Supletivos eram denominados de: "ARTIGO 99" , depois "MADUREZA" e atualmente "EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS" (ensinos fundamental e médio).


EXAME SUPLETIVO


As provas do Supletivo do Rio de Janeiro eram realizadas semestralmente de acordo com a Lei nº 9394 de 20 de dezembro de 1996 da LDB.


EXAME NACIONAL PARA CERTIFICAÇÃO DE
COMPETÊNCIAS DE JOVENS E ADULTOS (ENCCEJA)


O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (ENCCEJA) é um instrumento de avaliação que mede as competências e habilidades desse público, residente no Brasil ou no exterior, em nível de conclusão dos ensinos Fundamental e Médio. A adesão ao ENCCEJA pelas Secretarias de Educação (dos Estados, Distrito Federal e municípios).


A Secretaria de Estado de Educação do Estado do Rio de Janeiro passou a utilizar a avaliação do ENCCEJA desde 2007. A adesão foi efetivada, formalmente, pela manifestação de interesse e posterior assinatura de Termo de Compromisso de Cooperação Técnica e/ou Convênio enviado pelo INSTITUTO NACIONAL DE PESQUISAS EDUCACIONAIS (INEP).


Objetivos do ENCCEJA


O principal objetivo do ENCCEJA é avaliar as habilidades e competências básicas de jovens e adultos que não tiveram oportunidade de acesso à escolaridade regular na idade apropriada. Dessa forma, o participante se submete a uma prova do supletivo e, alcançando a média mínima exigida na disciplina para a qual se inscreveu, obtém a certificação de conclusão daquela etapa educacional.


O exame supletivo também se propõe a oferecer às secretarias de Educação uma avaliação que lhes permita aferir os conhecimentos e habilidades dos participantes no nível de conclusão do Ensinos Fundamental e do Ensino Médio.


As provas acontecem sempre no final do ano e as inscrições devem ser feitas na página eletrônica www.encceja.inep.gov.br. Por isso, é importante acessar o site sistematicamente para acompanhar os prazos e consultar os resultados dos exames.


O candidato que tiver aprovações anteriores nos exames supletivos da Secretaria de Estado de Educação terá o aproveitamento destas disciplinas já eliminadas, ou seja, se em 2006 o candidato conseguiu alcançar as médias em Matemática, ele não vai precisar fazer essa prova novamente.


O candidato que não obtiver aprovação em todas as áreas, será certificado parcialmente, podendo continuar em outra etapa.


Certificação de Competências de Jovens e Adultos (ENCCEJA).



SISTEMA PRESENCIAL COMO SE PREPARAR


O Curso Geração de Vencedores oferece turmas nos turnos da manhã, tarde, noite e aos sábados.


No período aproximadamente 10 meses o curso ministrará aulas com base no programa do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (ENCCEJA), sendo nove matérias para o ensino fundamental e dez matérias para o ensino médio, o participante se submete a uma prova do supletivo e, alcançando a média mínima exigida na disciplina para a qual se inscreveu, obtém a certificação de conclusão daquela etapa educacional.


ÁREAS DO ENCCEJA


O participante do ENCCEJA poderá ser certificado no Ensino Fundamental nas seguintes áreas:


  1. 1) Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Educação Artística, Educação Física e Redação;
  2. 2) História e Geografia;
  3. 3) Matemática;
  4. 4) Ciências Naturais.

No Ensino Médio, a certificação abrange:


  1. 1) Linguagens, Códigos e suas Tecnologias (Língua Portuguesa, Língua Estrangeira, Linguagens e Códigos - Redação);
  2. 2) Ciências Humanas e suas Tecnologias (História, Geografia, Filosofia e Sociologia);
  3. 3) Matemática e suas Tecnologias;
  4. 4) Ciências da Natureza e suas Tecnologias (Biologia, Física e Química).




Baixo Site

UNIDADE
Rua Desembargador Isídro, 11 - sobreloja - Tijuca - Rio de Janeiro - RJ
E-MAILS
geracaodevencedores@geracaodevencedores.com.br
brandaomarconi@geracaodevencedores.com.br

Todos os direitos reservados - Gerações de Vencedores

Criação de Sites | Hospedagem de Sites