Seu navegador não suporta javascript
Seta 1 Seta 2

Meio de Site


O CMRJ é a mais antiga Instituição responsável pelo ensino básico no Exército.


O Imperial Colégio Militar foi criado pelo Imperador Dom Pedro II, em 1889, com o objetivo de atender aos filhos e órfãos dos militares efetivos, reformados e honorário do Exército e da Armada. A criação do Colégio foi a concretização do sonho de Duque de Caxias que, desde o término de Guerra da Tríplice Aliança, se preocupou com o futuro dos jovens órfãos que o conflito gerou. O encerramento da criação e organização do colégio, e também seu grande incentivador, foi o Conselheiro Thomas José Coelho de Almeida.


A Secretaria de Estado de Educação do Estado do Rio de Janeiro passou a utilizar a avaliação do ENCCEJA desde 2007. A adesão foi efetivada, formalmente, pela manifestação de interesse e posterior assinatura de Termo de Compromisso de Cooperação Técnica e/ou Convênio enviado pelo INSTITUTO NACIONAL DE PESQUISAS EDUCACIONAIS (INEP).


O Colégio Militar do Rio de Janeiro é o estabelecimento de ensino pioneiro do Sistema Colégio Militar do Brasil integrado por doze Colégios Militares, e estão subordinados à Diretoria de Ensino Preparatório de Assistencial (DEPA).


Sua missão é ministrar o ensino nos níveis Fundamental (do 6º ao 9º ano) e Médio (do 1º ao 3º ano), em consonância com a legislação federal da educação nacional e obedecendo às leis e aos regulamentos em vigor no Exército Brasileiro.


A partir do 2º ano do Ensino Médio, o aluno tem a opção de prepara-se adequadamente para o concurso da Escola Preparatória de Cadetes do Exército, em Capinas (SP).


O candidato que tiver aprovações anteriores nos exames da Secretaria de Estado de Educação terá o aproveitamento destas disciplinas já eliminadas, ou seja, se em 2006 o candidato conseguiu alcançar as médias em Matemática, ele não vai precisar fazer essa prova novamente.


O 3º ano do Ensino Médio funcionará com turmas específicas, preparatórias não só para os diversos concursos vestibulares das instituições de ensino superior do estado do Rio de Janeiro, como também para os concursos de acesso às Escolas Militares.


Atualmente, o Colégio Militar do Rio de Janeiro conta com, aproximadamente, 2.000 alunos e tem como finalidade prepará-los para as carreiras militar e civil.


CONDIÇÕES BÁSICAS PARA A INSCRIÇÃO:


Escolaridade:
Cursando o 9º ano (antiga 8ª série) para o 1° ano do ensino médio ou ter concluído;
Sexo:
Ambos os sexos;
Idade:
Dê 14 a 18 anos (9° ano) até o final do ano de inscrição;
Matérias:
Português, Matemática e Redação;
Local do Curso:
Maracanã-RJ;
Duração do Curso:
3 ano (1° ano);
Após o Curso:
Certificado de conclusão do Ensino Fundamental e Médio respectivamente;
Período de inscrição:
entre mês de AGOSTO e SETEMBRO.

*As informações contidas acima estão sujeitas a modificações.


ENDEREÇO ELETRÔNICO: www.cmrj.ensino.eb.br

Telefone: 2567-5668 (Comunicação Social - CMRJ).

LOCALIZAÇÃO

O Colégio Militar do Rio de Janeiro situa-se na Rua São Francisco Xavier, 267, no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro. Para maiores informações.


Baixo Site

UNIDADE
Rua Desembargador Isídro, 11 - sobreloja - Tijuca - Rio de Janeiro - RJ
E-MAILS
geracaodevencedores@geracaodevencedores.com.br
brandaomarconi@geracaodevencedores.com.br

Todos os direitos reservados - Gerações de Vencedores

Criação de Sites | Hospedagem de Sites